terça-feira, 11 de junho de 2013

Poluição Urbana

Todos sabemos que são grandes os problemas causados pela poluição urbana, mas quando buscamos nos aprofundar sobre o tema nos assustamos porque eles vem aumentando dia-a-dia. E são fruto de nossas escolhas como sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição urbana é a causa da morte de mais de 1 milhão de pessoas no mundo.
Podemos apontar duas causas como agravantes do problema: o caráter da ocupação do solo nas metrópoles e a falta de políticas públicas para o transporte público. É só ficarmos no meio de um engarrafamento, tão comum em Recife para sentirmos isso. Uma sociedade que privilegia o transporte individual contribui para os engarrafamentos constantes. Podemos citar como propostas ideais para melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos: além de políticas públicas que privilegiem um transporte público eficiente e de qualidade, aumento da cobertura vegetal, e incentivo aos combustíveis menos poluentes e exigir políticas de mobilidade urbana eficientes. E cabe a nós refletir nossas atitudes. Cortar árvores não ajuda. Jogar lixo na cidade - aquele papel jogado da janela do carro que além de mostrar que você é uma pessoa que não tem educação). Ao contrário, revela o quanto é burro e sem educação para viver em sociedade. Cidades saudáveis se fazem com pessoas civilizadas e inteligentes. Sejam governantes ou cidadãos. Façamos a nossa parte.  



2 comentários:

  1. E você ciclista politicamente correto de fim de semana, tem cesto em sua bike ou joga o lixo na encosta da ciclofaixa?? é o que mais se observar nas segundas feiras pós a pelada de muitos que pregam a consciência e respeito no trânsito mas é bom olhar para a cidade também.

  2. Pois é amigo! Não podemos ser politicamente correr apenas no que é de nosso interesse. Disse tudo!

Postar um comentário